Premiação com o selo de Cirurgião de excelência em Cirurgia Bariátrica

Sabemos que hoje manter a qualidade da assistência prestada é um dos indicadores de escolha dos hospitais. Antigamente as acreditações ficavam restritas para área das Industrias e Hospitais.

Hoje as Acreditações podem ocorrer por especialidades como é o caso do programa Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, da empresa Surgical Review Corporation (SRC). A SRC é uma Organização Acreditadora, independente, sem fins lucrativos, que avalia imparcialmente seus clientes, com base nos requisitos de seus Programas de Excelência, reconhecendo e Acreditando as instituições e profissionais que possuem processos seguros e qualidade em seus serviços.

A cirurgia bariátrica tem se tornado cada vez mais comum sendo, por conseguinte, realizada por um maior número de cirurgiões, estendendo assim, sua efetivação, a um maior número de hospitais. Neste contexto, a execução do procedimento bariátrico por um cirurgião e/ou em um hospital não qualificado e o manejo inadequado do paciente, atribui um aumento no risco de vida do paciente, além de aumentar o índice de complicações e/ou re-internações, com a consequente elevação de custo do processo.

Em 2003,o programa Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica foi criado pela SRC com o objetivo de estabelecer regras de segurança e qualidade para a boa prática da cirurgia bariátrica.

Os benefícios da acreditação se refletem nos seus resultados. Em uma pesquisa realizada pela SRC com os Centros de Excelência em 2015 encontramos:

Em uma pesquisa realizada em 2016 pela SRC somente com os seus hospitais e cirurgiões acreditados brasileiros encontramos:
• Volume - Os cirurgiões e hospitais certificados nos programas de excelência tiveram um aumento médio de 70% em seus volumes de pacientes (intervalo de 0% a 190%), após o recebimento de suas certificações.
• Receita - Os cirurgiões e hospitais certificados tiveram um aumento na sua receita anual em médica de 67% (intervalo de 0% a 190%), após o recebimento de suas certificações.
• Satisfação: 100% dos cirurgiões e hospitais certificados demonstraram satisfeitos com a certificação, reconhecendo que o processo de certificação da SRC levou à melhorias significativas na qualidade e segurança do atendimento ao paciente.

Corroborando com os fundamentos apresentados, listamos abaixo alguns dos benefícios dos Centros de Excelência citados na literatura mundial:
• Menor tempo de internação e UTI: O volume cirúrgico é um dos requisitos do Centro de Excelência. Esse artigo refere que um alto volume de cirurgia é um forte preditor de menor tempo de internação. Além disso, ele refere que a certificação da SRC é um forte preditor de menor necessidade de UTI no pós-operatório. [2]
• Diminuição de Mortalidade e Maior Segurança: O estabelecimento de Centros de Excelência com equipe multidisciplinar em cirurgia bariátrica reduziu mortalidade, melhorando a qualidade e segurança do procedimento.[3, 4]
• Melhor Qualidade da Cirurgia Bariátrica: está comprovado que a cirurgia realizada em Centros de Excelência tem melhores resultados e melhor qualidade do tratamento.[5-7]
• Menor índice de Trombose Venosa Profunda (TVP): comprovado o menor índice de TVP em pacientes tratados em Centros de Excelência[8]
• Menor Índice de Complicações e Re-operações: a acreditação em cirurgia bariátrica está associada à menores índices de complicações e re-operações. [9]

A avaliação dos desfechos é um item fundamental no processo de acreditação.
A SRC trabalha junto aos Centros de Excelência, ajudando-os a melhorar seus processos e seus resultados. O BOLD (Banco de Dados de desfechos Bariátricos) é um banco de dados da SRC que está disponível aos Acreditados para avaliação de seus resultados, além da possibilidade de publicações na área. Existem inúmeras publicações com o BOLD que revelam preditores de risco e de sucesso no tratamento, características demográficas da população bariátrica, índice de complicações, mortalidade, entre outros. [10-14]

Atualmente, a SRC é a única organização acreditadora de Centros de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica que realiza acreditações no mundo inteiro. Os Centros são reconhecidos pelo selo do programa: