Março Azul: Prevenção e conscientização do câncer colorretal

Durante o mês de março, acontece o Movimento Internacional do Março Azul, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal, o terceiro mais comum entre homens e mulheres, de acordo com o INCA - Institucional Nacional de Câncer.



Diversas ações acontecem durante o Março Azul, tendo como principal foco levar informações sobre as medidas preventivas e o diagnóstico precoce do câncer colorretal a toda população e estimular o debate destes tópicos entre os profissionais de saúde.



O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

 

É necessário ficar atento as cólicas abdominais frequentes, alterações no ritmo intestinal, perda de peso sem causa específica, cansaço e fraqueza, pois são os primeiros sintomas de um possível câncer colorretal. Nem sempre quem apresenta esses sintomas pode estar com câncer, porém isso já é um sinal de alerta.